Como montar seu primeiro PC Gamer

Como montar seu primeiro PC Gamer

Então você decidiu montar o seu primeiro pc gamer, certo? Maravilha! O que você precisa agora é saber quais peças são essenciais para que a sua máquina consiga rodar o que você espera dela. Tentamos ser o mais breves e objetivos possível nas descrições abaixo para que você entenda qual é a função de cada parte do seu PC e como otimizar as suas escolhas. Bora lá!

A escolha do gabinete

O gabinete é a “caixa” que vai manter as peças do seu PC unidas, limpas e seguras. Para considerar o gabinete ideal pro seu propósito, você precisa ter em mente o local onde você pretende deixar o seu PC. Será em cima da mesa? Abaixo dela? Tem um cantinho especial para gabinetes no seu móvel? Meça o local onde você pretende instalar o seu computador e veja se ele está de acordo com as dimensões descritas no seu gabinete favorito. É muito importante também que você tenha as medidas internas do seu gabinete para saber se as peças cabem direitinho dentro dele, em especial a placa-mãe, o cooler e a placa de vídeo. Nada de surpresas desagradáveis após a compra!

Outro fator essencial para a escolha do seu gabinete, claro, é o estilo. E o que não falta nos gabinetes da Bluecase é qualidade em design. Dê uma olhada!

Gabinete Gamer BG-009 White

Unidade central de processamento (CPU)

CPU é uma sigla inglês para “Unidade Central de Processamento” (Central Process Unit) e também é conhecida como “processador”. Por muitos anos, foi comum utilizar o termo CPU para se referir ao computador como um todo, mas na verdade ele é apenas mais um componente.

As características do processador vão definir a velocidade com que a sua máquina roda os programas e a capacidade do seu PC de realizar tarefas. Há processadores que tem foco no multitarefa (mais de um núcleo), quanto mais núcleos, mais tarefas ele pode executar em simultâneo. Em contrapartida, há modelos que entregam maior desempenho em tarefas “single core”, essas tarefas normalmente são jogos (em especial os competitivos mais famosos) ou tarefas leves de escritório.

Placa-mãe

A placa-mãe (do inglês “motherboard”) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os demais componentes internos, como o processador, memória RAM, HD ou SSD, GPU, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa-mãe também alimenta alguns periféricos (como mouse e teclado) com a energia elétrica que recebe da fonte de alimentação.

Placa-mãe Bluecase BMB78-D1 com Rede Gigabit

Memória (RAM)

Do inglês “Random Access Memory”, a RAM é uma memória de acesso aleatório que guarda apenas as informações que estão em uso para acelerar o acesso a elas. Após salvas e encerradas as funções de um programa, a RAM armazena esses dados no HD ou no SSD.

A quantidade de RAM que sua máquina tem define quantos aplicativos você poderá utilizar ao mesmo tempo e mais rápido será a velocidade de carregamento de páginas, arquivos e jogos.

MEMORIA BLUECASE 8GB DDR4-2400 UDIMM BMTL4D24M12VP17/8G

Unidade de processamento gráfico (GPU)

Como o próprio nome já diz, a GPU (Graphic Processing Unit) é o componente que faz o processamento gráfico do PC. Também conhecida como placa de vídeo, a função da GPU é aumentar a capacidade de exibição de vídeo do computador, melhorando significativamente a qualidade gráfica de jogos e programas de edição de imagem, por exemplo. Atualmente, é possível encontrar processadores com GPUs embarcadas que conseguem entregar um desempenho satisfatório em jogos.

Placa de Vídeo Bluecase NVIDIA GeForce GT 1030

Armazenamento

Hoje em dia existem duas principais unidades de armazenamento para o seu PC, os HDs e os SSDs. O HD (Hard Drive) é também chamado de disco rígido, grava as informações numa unidade de disco e as transfere através de sistemas magnéticos.

Já o SSD (Solid State Drive) é uma evolução do HD e funciona através de um sistema de semicondutores. Ele possui capacidade de armazenamento muito superior à dos HDs, a leitura das informações chega a ser cinco vezes mais rápida e SSDs não produzem ruídos. Os SSDs mais comuns hoje em dia para desktops possuem conexão SATA ou M2. Por isso, atenção! É preciso verificar se a placa-mãe é compatível com o SSD que se deseja utilizar.

SSD 2.5″ 480GB Bluecase BSG3S11/480G

Unidade de fonte de alimentação (PSU)

A fonte de alimentação (PSU, Power Supply Unit) nada mais é do que a unidade responsável por receber, converter e distribuir a energia elétrica dentro do computador. 

A escolha de sua fonte é muito importante na construção de um PC. Quanto mais “poderoso” o seu hardware, em especial a placa de vídeo e o processador, a potência da fonte deve ser dimensionada de forma a atender esses componentes, garantindo o funcionamento em alto desempenho e com segurança.

Fonte Real Bluecase BLU 400R-80E

Resfriamento do sistema

Todo sistema elétrico tende naturalmente a esquentar e com os computadores não é diferente. O sistema de resfriamento de um PC impede o sobreaquecimento dos componentes internos da máquina e prolonga a sua vida útil.

Os dois sistemas de resfriamento mais utilizados atualmente são o de ventilação e o líquido, cada um apresentando suas próprias vantagens. A ventilação é um sistema de mini exaustores que expulsa o ar quente que se instala entre as peças do PC. Já o sistema líquido usa dutos para transportar um líquido frio que transita por entre as peças. O sistema de resfriamento líquido é muito mais potente que o sistema de ventilação e é também mais silencioso.

Para os gamers mais preocupados com a estética do seu maquinário, há também sistemas de resfriamento equipados com LEDs, com diversas combinações de cores, para trazer mais personalidade para o seu PC.

Fan controlável S-LED RGB ring para gabinete BFR-15RGB

Periféricos

Os equipamentos periféricos são todos aqueles que não fazem parte do conjunto de hardwares centrais de um PC, mas são essenciais para o seu manuseio. Teclados, mouse, caixas de som, headphones e outros equipamentos estão entre os periféricos.

Aqui, vale uma atenção especial para os monitores e para as cadeiras gamer. Ambos influenciam diretamente na qualidade da sua experiência no PC e também na sua saúde. Quando for escolher a sua cadeira, leve em conta o material que a compõe, opções de inclinação e altura em relação ao solo para que você mantenha uma boa postura. Já os monitores precisam estar de acordo com a distância e a altura que o seu olhar ficará em relação a ele. Os monitores gamers também têm a vantagem de oferecer muito mais qualidade de imagem para os seus jogos.

MOUSE GAMER USB BGM-01 BLUECASE

Sistema operacional (SO)

Por fim, entramos na área dos softwares (componentes não físicos) e o último passo necessário para finalizar o seu computador é a escolha de um Sistema Operacional. Existem diversos sistemas disponíveis hoje no mercado e alguns são inerentes a determinadas marcas de computadores. Para computadores gamers, o sistema operacional mais comum hoje em dia é o Windows, devido ao suporte e aceitação que ele oferece a diversas plataformas de jogos diferentes.

E se for para o seu PC ficar ainda mais épico, conheça os produtos da Bluecase! Nós oferecemos o melhor custo-benefício do mercado sem abrir mão da tecnologia de alto desempenho, além disso os nossos produtos contam com design que vai ficar perfeito no seu setup gamer. Confira tudo o que a Bluecase pode te oferecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *