Games que deram o que falar em 2021

Games que deram o que falar em 2021

O fim de 2021 chegou e é hora de fazermos uma retrospectiva, um balanço de tudo que rolou no decorrer dos últimos meses no mundo gamer.

Antes mesmo de um jogo ser lançado, já é criada uma grande expectativa sobre ele. Como será a imersão, os gráficos, as fases, as inovações. E neste ano tivemos muitas novidades que agradaram ou outras, que acabaram surpreendendo de maneira negativa.

Nós da Bluecase separamos alguns dos jogos que se destacaram positivamente ou nem tanto assim, nestes últimos 11 meses:

CyberPunk 2077

Reprodução: Olhar Digital

O final de 2020 e início deste ano foi marcado pela expectativa altíssima. Com trailers que mostram um universo futurístico de humanóides, com Keanu Reeves como protagonista, fez com que fosse certo que ele seria o Jogo do Ano. 

Além do frenesi causado pelos trailers e teasers, o lançamento oficial do jogo foi adiado várias vezes, o que aumentou a expectativa e ao mesmo tempo causou frustração nas pessoas que haviam feito a compra do game ainda na pré-venda. Ao ser lançado: um banho de água fria nos ansiosos. O jogo parecia que não tinha sido finalizado, não estava pronto. Bugs intermináveis e diversas polêmicas quanto a performance, fizeram com que os jogadores corressem atrás de reembolso.

A PlayStation chegou a retirar o jogo versão digital da sua loja online e autorizou o direito dos consumidores de pedir o dinheiro de volta. Com tantas queixas e baixa performance do jogo, a versão física do game passou a ser comercializada por um preço baixíssimo pouco tempo depois do seu lançamento. O que era para ser um dos jogos mais comentados do ano por seu desempenho, acabou sendo um dos mais comentados negativamente, por contra toda a expectativa criada desde a divulgação do desenvolvimento do game.


Resident Evil: Village

Reprodução: Tecnoblog

O oitavo jogo da franquia Resident Evil, também foi muito comentado esse ano. Continuação direta da sétima edição, o jogo manteve as alterações da última versão como a câmera em primeira pessoa, o que torna o jogo ainda mais imersivo. Muito esperado pelos fãs da saga, e trazendo como vilã Lady Dimitrescu, que rendeu ao jogo e a atriz Maggie Robertson, o prêmio de Melhor Atuação, pelo The Game Awards. Atendeu todas as expectativas.
O Village foi muito elogiado pelo fato de trazer uma trama diferente das edições anteriores. Lobisomens, bruxas e vampiros, fazem com que a história vá além dos tradicionais zumbis, tão presentes nos outros jogos. O game inovou, mas  sem perder sua essência, o que gerou uma repercussão positiva, o que se tornou um dos mais comentados na internet.

Pokémon Unite

Reprodução: ge.globo

O jogo que já era sucesso nos consoles da Nintendo, ganhou a sua versão mobile no segundo semestre deste ano, e se tornou um dos jogos mais falados. Inovando, o game trouxe um modo de cross-play entre plataformas, ou seja, permite que os jogadores disputem entre si em uma arena de qualquer dispositivo, seja por celular ou console. 

O sucesso da ida do jogo para as plataformas mobile já era esperado, seguindo a fama dos outros da mesma franquia. O êxito foi tamanho, que o game foi vencedor de Melhor Game do Ano para Android e indicado ao Melhor Jogo Mobile, pelo “The Game Awards”.

Ratchet & Clank: Rift Apart

Reprodução: PlayStation Store

Com um visual e enredo que encantou o público logo na sua primeira edição em 2018, o Ratchet & Clank já chegou causando grande repercussão devido a sua exclusividade. A sequência que neste ano é exclusiva para PS5, traz Ratchet em uma nova aventura, explorando ainda mais as viagens dimensionais, usufruindo de toda a dinâmica de gráficos que o console tem disponível. O game manteve a sua essência e continuou encantando crianças e adultos.

Far Cry 6

Reprodução: Ubisoft

O game já encantava antes mesmo do seu lançamento. Com um trailer de divulgação de cair o queixo, já era extremamente aguardado pelos fãs. A sexta edição do Far Cry, trouxe uma trama em mundo aberto, se passando  na fictícia Ilha de Yara em meados dos anos 50. O jogo teve como destaque a atuação de Giancarlo, Esposito (de Breaking Bad), como o ditador Antón Castillo, que o fez concorrer ao “The Game Awards”, como melhor atuação.

Mas nem tudo foram flores para o Far Cry, tudo por conta de um minigame dentro do jogo que envolvia uma rinha de galo. O PETA, associação que defende o tratamento de animais, emitiu um comunicado a Ubisoft, repudiando a escolha e pedindo a remoção do modo no jogo. Já a desenvolvedora do jogo se defende, dizendo que o game é uma obra de ficção e que foi inspirada por diversas culturas da América Latina.

Genshin Impact

Reprodução: Olhar Digital

O jogo de RPG foi lançado em 2020 e disponibilizado para PlayStation, mobile e pc, iniciou o ano com todo tipo de atualizações e novidades. Genshin Impact teve um ano muito popular graças aos diversos eventos em comemoração do seu primeiro aniversário. Além disso, o game firmou uma parceria com a PS e adicionou ALOY como um personagem jogável, que se tornou gratuito para os jogadores.  O game terminou o ano sendo o jogo mais comentado no Twitter e um dos mais pesquisados no Google, além de concorrer na categoria “Melhor Jogo Contínuo” e Vencedor na categoria  “Melhor Jogo Mobile”, ambas do “The Game Awards”.

PlayStation PC

Reprodução: Tudo Celular

2021 também foi marcado pela entrada sorrateira da Sony, proprietária da PlayStation, no ramo de jogos de computador, chamando PlayStation PC. A ideia é que a nova marca substitua a “PlayStation Mobile”, que era o selo que acompanhava os jogos da marca que foram lançados para o computador.

A mudança não chocou muito os fãs, já que a Sony vinha se aproximando da plataforma com o lançamento de Horizon Zero Dawn, Days Gone e God Of War. Mesmo assim, boa parte dos fãs do PS não curtiu a ideia e fez questão de demonstrar seus descontentamentos nas redes sociais. Muitos sentiram que a mudança era uma desvalorização, já que vários investiram financeiramente na compra de novos modelos do console.

eFootball 2022

Reprodução: Steam

Com o lançamento marcado para o segundo semestre de 2021, a expectativa era imensa para a evolução do antigo Pro Evolution Soccer (PES),  agora Football 2022, já que a franquia viria gratuita para consoles e PC. Com o lançamento, todo êxtase virou frustração. Seguindo os passos do CyberPunk, o jogo veio com inúmeros bugs, glitches, problemas de desempenho e até mesmo com a aparência dos atletas bem diferente da realidade. O desastre foi tão grande, que o jogo se tornou o mais mal avaliado da história.

E pra você, qual foi o jogo mais falado do ano? Conta pra gente!

E agora é esperar o que 2022 guarda para gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *