Afinal, o que é NFT?

Afinal, o que é NFT?

Você já ouviu falar na sigla NFT? Caso já tenha ouvido falar, mas não tenha entendido do que se trata, calma: isso é normal! Isto porque ela é difícil mesmo de entender. Mas afinal, o que é esse termo que vem sendo tão comentado nas últimas semanas, e que já tem adeptos como Neymar, Justin Bieber, Jimmy Fallon, Post Malone e até mesmo Paris Hilton?

NFT é a sigla de Non-Fungible Token (em português token não-fungível), ou seja, uma espécie de certificado de autenticidade digital que não pode ser replicado. No momento que se adquire um NFT, está adquirindo uma “cópia única” de uma arte.

Um exemplo para melhor entendermos esse conceito é a seguinte questão: podemos conseguir uma cópia da Monalisa em qualquer lugar, mas existe somente uma original, que pertence ao Museu do Louvre. A ideia do NFT é mais ou menos isso, ao comprar a peça, o comprador passa a ser dono do arquivo. Ele não pode ser reproduzido por terceiros, apenas pelo seus respectivos donos.

A ideia do “não fungível”, é a base para entender o porquê do NFT pode custar tão caro. Por ser uma peça única, ele não pode ser trocado por outra coisa. Exemplo, podemos trocar uma nota de 10 reais por outra de 10 reais, e teremos exatamente o mesmo valor. Neste caso, a nota de 10 reais é “fungivel”, o que não acontece com um NFT: cada cópia é única. Uma obra de arte ao ser trocada por outra tão valiosa quanto, não terá o mesmo valor, já que são artes diferentes. Esse é o conceito principal do NFT.

Quais artes podem ser comercializadas como NFT?

Reprodução: Mega Curioso

O NFT pode representar virtualmente qualquer item, tanto real ou intangível. Veja alguns exemplos já utilizados no mercado:

– Trabalhos artísticos;

– Itens virtuais dentro de videogames, como skins, moedas digitais, armas e avatares;

– Música;

– Colecionáveis, como cards digitais;

– Ativos do mundo real tokenizados, desde imóveis e carros a cavalos de corrida e tênis de marcas famosas;

– Terrenos virtuais;

– Vídeos de momentos icônicos do esporte.

Ou seja, é como se fosse uma assinatura digital que transforma qualquer tipo de peça digital, seja, um GIF, jpeg, fotos, vídeos,ou até mesmo arquivos de áudio, em um bem não-fungível.

Ficou animado? Vamos com calma! Há um valor de investimento para se criar um NFT, e a cotação desse valor pode aumentar à medida que mais pessoas vão se interessando e entrando neste mercado. Criar um NFT pode custar 70 dólares na criptomoeda Ethereum (368 reais em valores atuais), ou seja, não é  tão barato começar a investir nesta nova moda do momento. Por isso, é melhor pensar muito bem se vale a pena.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *