Como fazer o upgrade certo da sua máquina e acabar com o gargalo

Como fazer o upgrade certo da sua máquina e acabar com o gargalo

Então você está querendo fazer um upgrade no seu setup gamer mas a grana está curta? Sem problemas, hoje você vai aprender a identificar e solucionar um dos maiores responsáveis pela queda de FPS nos games, o terrível “gargalo”. Mas afinal, o que é esse tal de gargalo e como resolvê-lo?

Conhecendo o problema

“Gargalo” é um termo comum na informática e entre os gamers que entendem um pouco mais sobre hardware. Ele é usado para descrever a situação onde um dos componentes do computador limita a capacidade total de outro.

Um exemplo disso é quando você tem uma GPU super potente conectada a uma CPU um pouco mais simples. Nesse caso, o que acontece é que enquanto o seu game estiver rolando a sua CPU vai estar passando um sufoco danado pra tentar acompanhar a sua GPU, que não vai conseguir entregar 100% da sua capacidade.

Infelizmente o gargalo é uma situação muito comum que acontece justamente quando a gente tem a melhor das intenções, mas pouco conhecimento prático. Pensar que uma placa de vídeo melhor é tudo o que você precisa para o seu jogo rodar bonitinho ou que um SSD com mais espaço significa que o seu jogo vai ser lido com mais facilidade são algumas das armadilhas mais comuns. Dito isso, vamos conhecer os tipos de gargalos que existem e entender como se livrar dele.

Tipos de gargalo

Em qualquer situação que ele ocorrer, o gargalo significa sempre a mesma coisa: algum componente está limitando o desempenho de outro. Mas, dependendo do tipo de limitações que o seu PC estiver apresentando, é possível reconhecer as causas mais prováveis e diferenciar o tipo de gargalo que está ocorrendo. Alguns exemplos são:

Ao usar um programa no computador, informações são trocadas entre os componentes a uma velocidade absurda. Essas informações são captadas pelo processador e enviadas à memória temporária (RAM) do seu computador para que sejam processadas. Quando a quantidade de memória RAM está abaixo do necessário para os programas utilizados, há atraso na resposta de leitura, causando lentidão e até mesmo o travamento de programas.

Nesse caso, mudar a sua memória RAM para uma versão de 8gb ou de 16gb já resolve o gargalo. Mas atenção, fazer um upgrade de RAM só vai funcionar até um certo ponto, limitado pela capacidade da sua CPU e condicionado aos programas que você utiliza. Ou seja, há um limite de velocidade que a sua RAM pode te entregar, então se 8gb de RAM são o ideal para o seu PC, uma memória de 16gb não fará muita diferença.

Esse é sem dúvidas o gargalo mais comum. Ele acontece quando uma das duas peças, GPU (placa de vídeo) ou CPU (processador), é de uma tecnologia bem inferior à outra.

O gargalo de CPU ou de GPU pode ser sentido mais nitidamente com os games, já que esses programas exigem rapidez no processamento de informações gráficas. O que acontece é que durante os jogos o seu PC está tentando ler as imagens para transmiti-las o mais rápido e na maior qualidade possível para o seu monitor. Antigamente essa leitura era feita totalmente por sua CPU, até que as placas de vídeo foram criadas para auxiliar o processador nessa tarefa.

Dessa forma, a CPU capta a informação e transfere parte dela para que a GPU possa ajudar a ler os gráficos. Se a sua CPU for muito mais potente que a sua GPU, a placa de vídeo vai receber muito mais informação do que ela consegue processar, “gargalando” a capacidade do processador. Ao passo que se a sua GPU for mais potente que a CPU, ela não vai precisar trabalhar em sua máxima capacidade para responder à quantidade de informação lançada, estando assim subutilizada pelo sistema.

MSI Afterburner, o seu maior aliado

Existem diversos aplicativos, programas e métodos que te auxiliam na identificação do gargalo, mas a mais difundida e simples delas é a utilização do software MSI Afterburner.

Ele é um programa gratuito que te permite ver em tempo real diversas informações sobre a atuação dos componentes do seu PC dentro do programa que está sendo utilizado. A princípio ele pode ser um pouco intimidador já que é um software bastante completo, mas não se preocupe, no começo você precisa ficar de olho apenas em seis informações:

  • Utilização de CPU ;
  • Utilização de GPU;
  • Temperatura de CPU;
  • Temperatura de GPU;
  • Utilização de memória RAM;
  • Utilização de memória vRAM (memória de vídeo).

Com isso você já será capaz de começar a entender o que se passa nos seus componentes enquanto está jogando, e conseguirá identificar onde está o problema para poder investir no upgrade certo para o seu PC.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe o que é o gargalo e como você faz para identificá-lo, confira as peças com o melhor custo-benefício do mercado para você fazer as trocas adequadas ou, quem sabe, já montar o PC dos seus sonhos! Veja mais em nosso site e garanta seu produtos Bluecase nos maiores e-commerces e lojas de informática do Brasil!

 

2 comentários

  1. […] Leia também:Como fazer o upgrade certo da sua máquina e acabar com o gargalo […]

  2. […] Leia também:Como fazer o upgrade certo da sua máquina e acabar com o gargalo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *