Como turbinar o home office a partir de R$ 500

Como turbinar o home office a partir de R$ 500

Nos últimos meses, com a pandemia, muita gente se viu obrigada a organizar um cantinho de casa para o home office. Traz a cadeira da cozinha, puxa um fio um pouco mais pra cima, coloca um livro embaixo do monitor para deixar a tela um pouco mais alta, pega a webcam do filho emprestada para a reunião semanal com o supervisor… 

Acontece que essas gambiarras atrapalham a produtividade e, de mansinho, minam a energia do profissional. Ao lado delas, problemas como telefone quebrado, lâmpada queimada, barulho, vazamento ou até a cafeteira que parou de funcionar compõem o que consultores de organização corporativa chamam de “pequenos irritantes”.

De acordo com o consultor Ian Glenday, especialista em organização de processos empresariais, a palavra inglesa niggle, traduzida como “coisinha” ou “ninharia”, pode ajudar a explicar o conceito. Niggle são coisas pequenas que nos irritam. Elas frequentemente estão presentes no ambiente de trabalho, mas raramente recebem a atenção adequada.

No home office, a falta de tempo e de dinheiro dificulta ainda mais a resolução dos pequenos irritantes. No entanto, o que pouca gente sabe é que dá para ter um home office organizado sem gastar muito. E, para ajudar na missão, separamos sugestões em 3 faixas de preço que vão dar um up no escritório e consequentemente na produtividade.

Até R$ 500

Para começar a eliminar os pequenos irritantes e dar um upgrade no home office, que tal investir em um kit reunião com estilo? Nossa sugestão é a dobradinha webcam + teclado com mouse sem fio. Se quiser incrementar um pouquinho mais, acrescente um fone com microfone, que isola bem o áudio exterior e é confortável para longas reuniões.

Afinal, no atual cenário de tantas atividades a distância, quem trabalha em escritório simplesmente não pode mais pensar em viver sem uma boa webcam. As videochamadas se tornaram parte essencial do nosso dia a dia na pandemia. E tanto a imagem quanto o som são aliados da produtividade em ocasiões onde a boa comunicação é necessária. 

Uma câmera de qualidade gera imagens em alta resolução e uma transmissão sem ruídos ou interferências na voz. Em outras palavras: chega de passar vergonha na conferência da firma! Além disso, gravação de vídeos e transmissões ao vivo também melhoram com uma webcam um pouco melhor do que as que geralmente vêm acopladas em notebooks e PCs. 

Já o teclado e mouse sem fio é uma mão na roda para manter a mesa organizada. Mesa organizada é o primeiro passo para um dia de trabalho organizado. Sabemos que um ambiente de trabalho desorganizado afeta a motivação e a qualidade da tarefa que está sendo desempenhada. 

Até R$ 1.000

Com um orçamento um pouquinho maior para investir nas melhorias do home office, a sugestão é investir em um monitor portátil. Ele é uma excelente escolha, por exemplo, para quem teve de trocar o escritório pelo home office, mas não tem uma mesa com muito espaço disponível. Quem precisa de uma segunda tela e não quer abrir mão da qualidade na imagem também pode apostar em um produto desse tipo. 

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Um bom monitor faz toda a diferença no desempenho de quem usa computador com frequência. Vale lembrar também que, com o aumento das horas que ficamos na frente da tela e o fato de que quase tudo hoje acontece por aqui, vale a pena ter um pouco mais de atenção a aspectos que geralmente passavam batido como brilho, contraste, tempo de resposta, tipo de painel, frequência e conexão.

Falamos sobre como escolher um bom monitor aqui.

Isso vale tanto para o home office quanto para o trabalho presencial. De acordo com o estudo Linking Workplace Best Practices and Organizational Financial Performance, companhias que investem no bem-estar dos trabalhadores são até 235% mais eficientes do que as outras. Mostramos também que dar atenção à ergonomia no ambiente de trabalho também reduz as doenças ocupacionais e, segundo levantamento do pesquisador francês Henri Savall, diminui o desperdício de matérias-primas em até 25%.

Até R$ 3.000

Se a reforça pode despender até R $3.000, nossa dica é apostar em uma boa cadeira e em um monitor um pouco maior. A cadeira é um dos móveis mais importantes do escritório. Numa jornada de 8 horas diárias, por exemplo, são 40 horas semanais, 160 mensais, quase 2 mil horas por ano com o corpinho encostado em um único lugar! Portanto, convenhamos: uma cadeira de trabalho pode ser tudo menos desconfortável.

Uma boa cadeira ajuda no aumento de concentração, na redução do cansaço e até mesmo na melhora do ritmo de trabalho. A altura da mesa também deve ser levada em consideração. Os antebraços precisam ficar apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador, sem que o usuário deixe os braços muito esticados ou muito encolhidos.

Assim, a cadeira do escritório deve levar em conta aspectos como a existência de braços e rodinhas, altura e inclinação do encosto, altura do assento e dos braços. 

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Já para o monitor, nossa dica para orçamentos um pouco maiores é uma tela Quad HD. A resolução Quad HD (1440p) ou 2K, como também pode ser chamada, apresenta uma qualidade maior que a Full HD, com um total de 2560 x 1440 pixels. Assim, imagens, vídeos e jogos aparecem com mais detalhes e definição. Um monitor Quad HD é bastante interessante para quem trabalha com vídeos ou edição de imagens, por exemplo. 

O home office, ao que tudo indica, não será uma maré passageira. Por isso, investir em melhorias no ambiente de trabalho é mais do que indicado. As melhorias vão fazer uma enorme diferença na organização, na produtividade e, consequentemente, no bem-estar de quem usa o home office.

 

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