Como escolher sua plataforma de streaming para jogos

Como escolher sua plataforma de streaming para jogos

Poucos setores cresceram tanto no último ano quanto os serviços de streaming. Afinal, a pandemia virou a indústria do entretenimento de cabeça para baixo e empurrou uma multidão de gente para dentro de casa. Quando falamos do streaming de games, algumas dúvidas acompanham as ofertas. Twitch, Facebook Gaming ou Youtube Gaming? Afinal, qual a melhor plataforma de streaming para jogos?

Antes de mais nada, vale dizer que, para quem é gamer, a stream acaba sendo uma boa maneira de encontrar pessoas com interesses parecidos. Além de aprender truques sobre seus jogos favoritos, você passa a fazer parte de uma comunidade. 

Por outro lado, quem se destaca enquanto se diverte ganha dinheiro ao transmitir suas gameplays de forma mais profissional. 

Falamos sobre como começar a streamar em um artigo recente aqui no blog. Só para ilustrar o tamanho do negócio, de acordo com um levantamento recente da revista Forbes, grandes streamers profissionais da atualidade, como Tyler Blevins, o Ninja, e Felix Kjellberg, o PewDiePie, chegam a faturar 17 milhões de dólares em um ano, algo em torno de 95 milhões de reais no câmbio do dia 1° de março de 2021.

Hoje o papo é um pouco diferente. Queremos ajudar aqueles que ainda não têm uma plataforma para chamar de sua a escolher entre as várias opções de canal.

Quem é quem na fila do pão

De acordo com uma pesquisa da Stream Labs realizada em 2019, Facebook Gaming, Mixer e Youtube Gaming vêm ganhando cada vez mais espaço na preferência do público. No entanto, a liderança do mercado segue com o Twitch, que tem 60% do mercado. 

Leia também:
Como fazer o upgrade certo da sua máquina e acabar com o gargalo

Para atrair cada vez mais jogadores, as plataformas buscam se diferenciar, oferecendo desde melhores formas de monetização até customizações e outros benefícios.

Veja os prós e contras de cada uma:

1 – Twitch

Prós

A maior vantagem do Twitch é o tamanho da sua comunidade de usuários. Como a plataforma detém mais da metade do mercado, seus espectadores têm mais horas de lives do que o espectador de qualquer outra plataforma. 

Do mesmo modo, uma grande audiência significa uma grande exposição. Isso acaba sendo uma vantagem tanto para quem deseja transmitir partidas ou projetar seu próprio conteúdo quanto para quem quer interagir com mais gente.

O Twitch funciona com três categorias de streamers. Nas duas últimas, o streamer pode ser remunerado:

  • Streamer comum

Inicialmente, quando entra na plataforma, você não pode ter inscritos, os famosos subs. Você também não consegue alterar a qualidade da transmissão de sua stream e não ganha nada pelas transmissões.

  • Streamer afiliado

Se você tiver um bom número de seguidores e transmissões com uma frequência estável, pode se tornar um afiliado do Twitch. A partir daí, o público pode se inscrever no seu canal, você ganha emojis exclusivos e tem acesso para mudar a qualidade da transmissão, de acordo com a disponibilidade de banda do horário. 

Leia também:
Mais desempenho nos melhores games: o que seu PC precisa?

Como streamer afiliado, você pode começar a ser remunerado pelas inscrições e pelas propagandas em suas transmissões. Além disso, você pode começar a receber “cheering”, as cobiçadas gorjetas dadas pelo público com Bits, moedas virtuais do Twitch.

  • Parceiro

Os parceiros do Twitch são streamers selecionados pela própria plataforma. No ponto mais alto que um streamer pode chegar no Twitch, a remuneração do afiliado continua e o streamer ganha ainda uma divulgação muito maior por parte do Twitch. O problema é que não é tão fácil obter o status de “Twitch Partners”… 

De acordo com o próprio Twitch, apenas 27 mil dos 2,2 milhões de streamers do serviço  chegaram lá. 

Contras

Como quase tudo na vida tem dois lados, a grande audiência do Twitch acaba deixando a concorrência por atenção e audiência mais acirrada do que nas outras plataformas. 

Os usuários do Twitch também costumam reclamar da menor qualidade de transmissão para seus espectadores, em comparação com outras plataformas.

Vamos a elas.

2 – Facebook Gaming

Prós

Ele já nasceu com o gigantesco alcance da rede social de Mark Zuckerberg. As transmissões são veiculadas dentro do próprio Facebook e podem ser criadas e compartilhadas em páginas, grupos e perfis. Em outras palavras, no Facebook Gaming você tem toda sua rede de amigos a seu favor.

O Facebook Gaming herdou boa parte dos conteúdos e parcerias do Mixer, a plataforma de streaming da Microsoft, que parou de operar em julho de 2020. 

Leia também:
Como montar seu primeiro PC gamer

A boa qualidade de streaming e as possibilidades de customização também são apontadas como positivas no Facebook Gaming.

Para jogadores de games de celulares Android, o app também permite transmissões diretamente do smartphone. Além disso, por ser integrado à rede social, o Facebook Gaming tem timeline e caixa de mensagens. Isso acaba sendo uma grande vantagem comparada às plataformas onde a única interação possível se dá por vídeo. 

Outro diferencial interessante é a possibilidade de criar e gerenciar torneios. 

No Facebook Gaming, o streamer pode ganhar dinheiro das seguintes formas:

  • No programa Level Up, para se habilitar a receber as Facebook Stars, que são como os Bits e Cheers do Twitch.
  • Com paradas para propaganda
  • Inscrição paga em seu canal
  • Conteúdo patrocinado

Contras

Como a audiência do Facebook Gaming é menor do que a do Twitch, a visibilidade tende a ser menor. Isso também pesa na hora dos streamers escolherem sua plataforma, afetando, na outra ponta, a escolha do espectador. 

Outro contra é que, para fazer stream pelo PC, o usuário do Facebook Gaming deve baixar softwares de terceiros. Nos consoles, ele precisa de um gravador de tela para receber o áudio e vídeo do monitor.

3 –  Youtube Gaming

Prós

No Youtube Gaming o usuário tem foco em transmissões e vídeos apenas sobre jogos e conta com a grande força e qualidade de transmissão do Youtube tradicional. 

Leia também:
Grandes clubes de futebol nos esports

Entre as principais vantagens com relação a outras plataformas, portanto, podemos destacar o grande número de usuários, a facilidade para usar o seu próprio canal do Youtube e o fato do Youtube ser uma plataforma robusta e consistente.

As streams podem ser acessadas pelo site do Youtube ou pelo app Youtube Gaming. 

Contras

Uma das principais críticas ao Youtube Gaming é a baixa possibilidade de customizações. 

A monetização conforme regras tradicionais do Youtube também desagrada uma boa parcela dos gamers. 

E você, colocaria alguma plataforma nesta lista? 

A escolha de uma plataforma de streaming de jogos pode ser algo muito pessoal. O que funciona para um pode não ser tão bacana para outro usuário. Portanto, vale a pena experimentar um pouco antes de escolher a sua. Lembre-se também de considerar qual plataforma suporta melhor seus games favoritos.

Por fim, se você acha que faltou citar alguma plataforma que vale MUITO a pena, coloca pra gente nos comentários os prós e contras dela!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *