Grandes clubes do futebol tradicional nos eSports

Grandes clubes do futebol tradicional nos eSports

Se 1) todo brasileiro é louco por futebol como diz o ditado e 2) o mercado de jogos eletrônicos não para de bater recordes conforme mostram as estatísticas, imagina uma tabelinha entre os dois! A entrada de times de futebol nos eSports aponta para um novo momento do esporte eletrônico. E vamos combinar que, neste novo momento, o mercado gamer não está de brincadeira.

Os números são gigantes como o talento de Neymar e Ronaldo Fenômeno (que, aliás, também andam investindo seus reais, dólares e euros nos eSports). Estamos falando de um mercado que movimentou a bagatela de 1,1 bilhão de dólares em 2019, chegou a 2,1 bilhões em 2020 e deve crescer 70% nos próximos 4 anos, segundo projeções da consultoria Juniper Research.

Por outro lado, ao mergulhar de cabeça no universo competitivo de League of Legends, CS:GO, Fifa, Pro Evolution Soccer, Free Fire e tantos outros, clubes tradicionais como Flamengo, Internacional, Paris Saint-Germain e Manchester City miram num alvo milionário e com um público fiel, jovem e sedento por diversão.

Em 2019, o público dos campeonatos de jogos eletrônicos foi de 453,8 milhões no mundo todo. Um crescimento de 16,3% com relação ao ano anterior. Em 2018, a final de League of Legends alcançou 99,6 milhões de cabeças. Enquanto isso, a decisão do mundial de Fortnite teve média de 90 mil espectadores por minuto nos Estados Unidos. 

Pátria de chuteiras e consoles

No Brasil, o cenário se mostra igualmente bastante promissor. O país tem a terceira maior audiência em torneios de esportes eletrônicos do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. 

Como resultado, tanto clubes que buscam ampliar sua base de torcedores quanto marcas que procuram diversificar investimentos têm nos eSports um filão e tanto. 

Entre os clubes brasileiros que já aderiram ao fantástico universo dos eSports estão:

Flamengo

O rubro-negro entrou nos eSports em 2017. A princípio fez sua principal aposta no League of Legends. Três anos depois, montou equipes também para competir no Free Fire e no Pro Evolution Soccer. O battle royale é o game mobile mais jogado hoje, com mais de 100 milhões de usuários diários e mais de meio bilhão de downloads em todo o mundo. Já o Pro Evolution Soccer interessa ao Flamengo por ser um game de futebol. 

Veja a agenda do Brasileirão de futebol eletrônico e de outros torneios de eSports

Corinthians 

O Timão teve seu primeiro contato com os eSports no fim de 2017, quando firmou parceria com a RED Canids e se vinculou às line-ups de League of Legends e Rainbow Six Siege da organização. A parceria foi desfeita no ano seguinte. Em 2019, o clube lançou equipe própria para Free Fire, o Bando de Loucos, que estreou conquistando a liga brasileira e o campeonato mundial. Como o Flamengo, o Corinthians também disputa o eGol Pro.

São Paulo

Em fevereiro de 2021 foi a vez do tricolor paulista anunciar sua entrada nos eSports. Durante o lançamento, o Diretor-Executivo de Marketing do clube resumiu a avaliação corrente no setor. “O mercado de eSports se credencia como um dos segmentos esportivos que mais cresce no mundo atualmente. Estudos apontam que os eSports contam com mais de três bilhões de praticantes ao redor do mundo, movimentando investimentos que ultrapassam US$1,6 bilhão/ano”, afirmou Eduardo Toni.

Internacional

Pouco depois, em março de 2021, o colorado gaúcho também aderiu ao mundo dos esportes eletrônicos. Com um time dedicado ao eFootball PES, o Internacional estreou no eGol Pro, o torneio de PES 2021 do qual o São Paulo, o Flamengo e o Corinthians que citamos aí em cima também participam.

Santos

O Santos ingressou nos esportes eletrônicos em parceria com a empresa Dexterity, formando equipes no League of Legends, CS:GO e Rainbow Six Siege. A parceria terminou em 2018. Pouco depois, o Peixe firmou um acordo com a Select Esports, reativando as modalidades de CS:GO (masculino e feminino), Rainbow Six e League of Legends. 

Atlético-MG

Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire eFootball PES foram as modalidades escolhidas pelo Atlético Mineiro para entrar nos eSports. O tradicional clube de Minas Gerais deu seu pontapé digital inicial no brasileirão de CS:GO, em agosto de 2020.

Vasco da Gama

No cenário competitivo de Free Fire desde 2020, o Gigante da Colina carioca montou uma equipe dedicada ao Free Fire e outra para disputar o eGol Pro de Pro Evolution Soccer. 

Botafogo

O alvinegro carioca anunciou sua entrada nos eSports em outubro de 2020, também com uma equipe para Pro Evolution Soccer.

Atlético-PR

O rubro-negro do Paraná está presente nos esportes eletrônicos desde 2017, em parceria com a equipe Furacão e-Sports, figurinha fácil nos torneios eletrônicos de Fifa desde 2011. 

Atlético-GO

O Atlético-GO também começou 2021 investindo nos eSports. O Dragão goiano anunciou em janeiro sua entrada na cena gamer em 4 frentes: e-Football Pro Evolution Soccer, Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Free Fire. 

Outros times que também aderiram aos torneios eletrônicos de 2017 para cá foram o Avaí (PUBG, Hearthstone, FIFA e PES), Ferroviária (PES), Goiás (Fifa), Remo (League of Legends, CS:GO e Crossfire). Vitória, Bragantino e Cruzeiro já navegaram pelos mares dos eSports, mas encerraram suas participações pelo menos até a data de publicação deste post.

 

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