Mercado de games: há vagas!

Mercado de games: há vagas!

Atire o primeiro joystick quem não sentiu uma pontinha de inveja do menino Joseph Deen! Deen festejou seus 8 anos de idade, em março de 2021, assinando um contrato de quase 200 mil reais como jogador profissional de Fortnite. É claro que você não precisa começar tão cedo. Mas, se o mercado de games está no seu radar profissional, vale ficar de olho nas muitas oportunidades e carreiras de um setor cada vez mais forte na economia mundial.  

Afinal, por trás de toda a diversão dos jogos digitais, há uma indústria gigante e que não para de crescer. De acordo com um levantamento da SuperData, braço de análise de entretenimento da consultoria Nilsen, o setor de games faturou US$ 126,6 bilhões em 2020, 12% a mais do que em 2019. Do total, 58% vêm de versões mobile.

Para a consultoria, o crescimento foi bastante impulsionado pela pandemia. Em síntese, a Covid-19 obrigou muita gente a ficar em casa e deixar outras formas de entretenimento de lado, como esportes, shows e cinemas, por exemplo. 

Como resultado, games como Free Fire, CS:GO, League of Legends, o já citado Fortnite e muitos outros ampliaram seus nacos – que já não eram modestos – na preferência do público. Consequentemente, o mercado cresceu, demandando mais e mais profissionais.

Projeções

A expectativa é de que, mesmo com a vacina, o mercado continue crescendo, com previsão de faturar US$ 142,2 bilhões em 2021. Entre as áreas que mais contribuíram para o crescimento do mercado gamer em 2020, a SuperData destaca:

  • Jogos grátis – 78% da receita de jogos
  • Jogos premium – crescimento de 28% se comparado ao ano anterior
  • Conteúdo de vídeos sobre jogos – 1,2 bilhão de espectadores
  • Ganhos com jogos de realidade virtual – crescimento de 25% em relação a 2019

Só para termos uma ideia, o mercado de games já fatura 2 vezes do que a indústria cinematográfica (US$ 43 bilhões) a de música (US$ 19 bi) juntas. Além disso, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas assistirão a transmissões de jogos eletrônicos em 2021.

Portanto, se você quer embarcar neste mercado promissor, saiba que o momento é muito bom. Por onde começar e o que fazer? Vem comigo para a próxima fase!

Jogador pro

Uma das primeiras carreiras que vêm à mente de quem pensa em mercado gamer é a de jogador profissional. Os chamados pro-players jogam profissionalmente e ganham dinheiro com patrocínios, premiações, publicidade, produção de conteúdo e venda de produtos. 

Só não pense que a vida de pro-player é moleza. De forma análoga aos atletas dos esportes tradicionais, os atletas de jogos eletrônicos são considerados como de alto rendimento e passam por uma rigorosa rotina de treinos. 

Assim, os atletas digitais passam boas horas do dia treinando e estudando estratégias e técnicas para vencer seus adversários. Muitos também produzem conteúdos para plataformas como Youtube e Twitch e alimentam suas redes sociais com informações sobre seu game de atuação.

Desenvolvedor, programador, designer, roteirista e muito mais

Outra área de atuação bastante promissora no mercado de games é o desenvolvimento de jogos. Para ser um game developer, é preciso muita concentração, conhecimento de jogabilidade e boas doses de criatividade.

No desenvolvimento de um jogo, o profissional pode atuar tanto na programação quanto no roteiro, criação gráfica ou design de áudio, por exemplo. Você pode encontrar espaço para atuar tanto em empresas maiores e mais consolidadas quanto em produtoras independentes.

No Brasil, para se ter uma ideia, conforme o Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, houve um aumento de 164% dessas produtoras entre 2014 e 2018 — todas muito jovens e, em geral, de pequeno porte. Ainda segundo o censo, realizado em 2018, existem 375 empresas desenvolvedoras de jogos, sendo 71% delas microempresas, isto é, com faturamento anual de até R$ 81 mil.

Além disso, um desenvolvedor de games precisa se atualizar constantemente para que seu produto esteja em concordância com as tecnologias mais modernas do mercado. Por essa razão, frequentar feiras e eventos da área é essencial.

Game Tester (QA)

Uma boa maneira de entrar na área de games é fazendo uma graduação em Jogos Digitais, que já é bastante popular no Brasil. O curso é de nível superior e tem duração média de 2,5 anos. Durante esse período os alunos irão aprender a criar, desenvolver e testar jogos de diferentes tipos, em todas as plataformas.

Testar jogos, aliás, é mais uma área em crescimento no mercado gamer. O game tester é o cara que testa exaustivamente o jogo conforme protocolos e técnicas do universo de jogos eletrônicos. É ele quem avalia a jogabilidade, analisa a funcionalidade, dá o aval técnico para liberar o jogo para o mercado e controla a qualidade do produto.       

O QA é responsável por conferir se as funções estão de acordo com o planejado, tanto no nível técnico, artístico, de experiência e de compreensão quanto no de diversão, porque ninguém é de ferro! Em outras palavras, o QA zela pela qualidade do game.

Marketing, streaming, conteúdo

Segura mais essa área de atuação do mercado gamer: streamar conteúdos profissionalmente, produzir informações para redes sociais ou trabalhar com o marketing dos jogos, aquele mais focado em vendas e estratégias de popularização de um  jogo. 

Um jornalista de esports, por exemplo, pode trabalhar como narrador ou comentarista em competições, bem como ocupar o cargo de repórter, alimentando veículos de informação com notícias da área. O mesmo vale para um produtor de conteúdo independente, para redes sociais, sites e blogs. 

Outra profissão que só cresce e já tem uma consolidação é a de streamer. Em outras palavras, estamos falando de jogadores que transmitem gameplays e interagem com o público. Hoje há muitos profissionais que, diante de um bom desempenho nos jogos em tempo real ou de conteúdos relevantes, seguem carreira no mercado de streaming. 

Só para termos uma ideia do tamanho do negócio, de acordo com um levantamento recente da revista Forbes, grandes streamers profissionais da atualidade, como Tyler Blevins, o Ninja, e Felix Kjellberg, o PewDiePie, chegam a faturar 17 milhões de dólares em um ano, algo em torno de 95 milhões de reais no câmbio do dia 1° de março de 2021.

Eu gamefico, tu gameficas, eles gamificam

Citamos algumas das áreas mais populares de atuação no mercado gamer. Uma boa notícia é que existem várias outras. Outra boa notícia é que também existem mercados que usam a lógica dos jogos eletrônicos para diferentes áreas: da educação à medicina, de simuladores de voo a aulas virtuais em autoescolas. 

Esse processo é conhecido como gamificação.

Do termo inglês gamification, a gamificar significa utilizar mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de um jogo eletrônico.

Áreas como a educação a distância, o jornalismo, o marketing e as áreas de treinamento de grandes empresas têm usado muito a gamificação. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários. 

Até mesmo o presidente de uma empresa pode usar a gamificação em sua rotina, o que significa que, se você quer de alguma forma trabalhar com games, o céu é o limite!

 

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