Como começar a streamar

Como começar a streamar

Vamos começar do começo. O verbo streamar nasceu do streaming, tecnologia que possibilita a transmissão online de áudio e vídeo em tempo real, por meio de dispositivos sem armazenamento prévio. Em outras palavras, o streaming permite que o consumo de conteúdo seja instantâneo, sem a necessidade de download. Streamar, portanto, nada mais é do que transmitir ao vivo. À primeira vista parece moleza! No entanto, para quem quer começar a streamar, existem algumas regrinhas de ouro no meio do caminho.

Antes de mais nada, é bom lembrar que o serviço de streaming se popularizou principalmente graças à otimização da internet banda larga. Afinal, nos primórdios, era tenso acompanhar uma transmissão ao vivo com todos os gaps das conexões mais precárias. Com a chegada de aplicativos como o Spotify e a Netflix, passamos à fase das transmissões ao vivo. 

Pouco depois, streamar virou uma prática muito popular no universo dos eSports. Os jogadores transmitem gameplays e interagem com o público. Hoje em dia, a atividade virou profissão e há muitos profissionais que, diante de um bom desempenho nos jogos em tempo real ou de conteúdos relevantes, seguem carreira no mercado de streaming. 

Só para termos uma ideia do tamanho do negócio, de acordo com um levantamento recente da revista Forbes, grandes streamers profissionais da atualidade, como Tyler Blevins, o Ninja, e Felix Kjellberg, o PewDiePie, chegam a faturar 17 milhões de dólares em um ano, algo em torno de 95 milhões de reais no câmbio do dia 1° de março de 2021.

Então, para se tornar um streamer, o cara que adora curtir a vida a streamar, você precisa de nada mais nada menos que:

1 – Preparar o terreno

Agora que você decidiu começar a streamar, precisa dar um tapinha no quarto, sala ou qualquer que seja o ambiente de onde vai transmitir as partidas. Sim, o lugar precisa ser visualmente ajeitado e silencioso. Não faça o seu streaming em ambientes com muitos barulhos ou sons de outras pessoas por perto, por exemplo. 

Experts no assunto sugerem, inclusive, que você escolha o cômodo mais silencioso de casa e, se possível, coloque abafadores para que a acústica seja a melhor possível.

Além da escolha do ambiente, não se esqueça de dar um confere nos seguintes itens:

  • Internet

Para streamar sem travar nem deixar a qualidade cair, você precisa de uma boa velocidade na internet. Uma dica extra é usar sites de verificação de velocidade, principalmente para os índices de upload. Outra recomendação: streamar por wi-fi é um risco. Portanto, aposte na boa e velha internet via cabo de rede para mandar bem no streaming.

  • Hardwares

Você pode começar a streamar pelo celular ou pelo PC. Independentemente da plataforma, fique atento às configurações como processador, placa de vídeo e memória. Seus hardwares precisam dar conta tanto dos jogos quanto da transmissão. Microfone e câmera também são itens obrigatórios. 

Três artigos que publicamos aqui no blog podem te ajudar nesta missão:

Como montar seu primeiro PC gamer

Mais desempenho nos melhores games: o que seu PC precisa?

Como fazer o upgrade certo da sua máquina e acabar com o gargalo

2 – Escolher sua plataforma de streaming

Com o ambiente e o PC ou celular prontos para a batalha, é hora de escolher a sua plataforma de streaming. Entre as mais usadas pelos gamers atualmente estão:

De acordo com uma pesquisa da Streamlabs realizada em 2019, as plataformas Facebook Gaming, Mixer e Youtube Gaming vêm ganhando cada vez mais espaço, mas a líder do mercado é a Twitch, com 60% do mercado.

Por outro lado, o Restream permite que você faça uma live em várias plataformas ao mesmo tempo. Depois, a partir desta primeira experiência, você pode analisar os resultados e escolher aquela com a qual se identifica mais ou alcança mais gente. 

Vale lembrar também que as principais plataformas de streaming têm ferramentas para que você faça testes de sua conexão com os servidores deles. Antes de começar uma live, confira se está tudo funcionando lindamente para não deixar os espectadores na mão na hora da transmissão.

3 – Mergulhar no conteúdo

Antes de começar a streamar, faça uma avaliação do tipo de conteúdo que você quer compartilhar com o público. Você curte fazer tutoriais de jogos, quais tipos de games mais te interessam? Em outras palavras, é hora de carimbar qual será o seu estilo e a sua identidade de streamer. 

Leia também:
5 jogos brasileiros que você precisa conhecer

Como a oferta é cada vez maior, uma dica para conquistar sucesso como streamer é ter personalidade e sinceridade no conteúdo que você produz. Portanto, dê preferência para assuntos e jogos que você realmente gosta. Dessa forma, a tendência é que suas lives sejam mais bacanas e que você encontre espectadores que se identificam com a sua produção.

Não se esqueça de usar e abusar dos canais de divulgação e, sempre que possível, fazer contato com outros streamers. A sua conta nas principais redes sociais são um excelente começo para divulgar o conteúdo das suas lives.

Para terminar, interagir com possíveis e futuros espectadores e investir em aumentar sua rede de contatos são excelentes caminhos para se tornar conhecido ao começar a streamar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *